O benefício psicológico da reconstrução imediata é muito importante para a paciente operada que poderá rapidamente se vestir e usar uma roupa de banho, sem utilizar prótese mamária externa, e sem que se possa perceber que ela passou por uma mastectomia total. Não faz tanto tempo assim, dizia-se que era necessário passar pela dor psicológica da mastectomia e fazer « o luto de seu seio » para melhor apreciar a reconstrução, em um segundo tempo. A vista da minha prática, eu não penso que isso seja necessário, mesmo se é mais fácil satisfazer com um resultado médio uma paciente recebendo uma reconstrução tardia do que imediata. Certas pacientes beneficiando de uma reconstrução imediata imaginam que é uma intervenção de cirurgia estética e são bastante exigentes e difíceis de satisfazer.

De gauche à droite : aa bb cc

Esquerda para a direita :
Câncer de mama direita de muito bom prognóstico
Mastectomia total com reconstrução imediata com TRAM
Excelente resultado mas a paciente iniciamente mostrou-se parcialmente satisfeita

Em todo caso é preciso explicar bem à essas pacientes antes de operá-las que o seio reconstruído, mesmo da melhor maneira possível não será nunca como um seio não operado. Restará sempre no mínimo, um desaparecimento da sensibilidade, mesmo se o aspecto exterior e a consistência do seio reconstruido são idênticas ao seio contralateral.

As pacientes requerentes de uma reconstrução o são normalmente desde o início, no momento da decisão de mastectomia total. A reconstrução seja por prótese seja por retalho não impede de começar a quimioterapia, quando ela é necessária, nos prazos normais em pós-operatório.

No entanto a radioterapia vai interferir alterando os tecidos, logo a qualidade do resultado da reconstrução imediata. Por essa razão, a decisão de reconstrução imediata é às vezes tomada somente em intraoperatório, em função da análise do gânglio sentinela, que pode indicar por si só, a necessidade de uma radioterapia parietal pós-operatória. Globalmente, se o gânglio é normal, não haverá necessidade de radioterapia parietal e a reconstrução imediata poderá ser feita. Se ele se revela afetado, um esvaziamento axillar  complementario é realizado, e a cirurgia será seguida de uma quimioterapia e de uma radioterapia. Nessas condições, a reconstrução será feita apenas em um segundo tempo.

Existe no entanto situações específicas, com exceções possíveis em função de cada paciente. Se a paciente é magra, com seios de grande volume sem possibilidade de reconstrução tardia com Tram, nós poderemos reconstruir imediatamente com uma prótese de expansão, sabendo que o resultado, apesar da radioterapia, será talvez melhor do que o de uma reconstrução tardia com prótese (ou com retalho dorsal mais prótese) em uma pele irradiada.

De gauche à droite :  aa b c

Esquerda para a direita :
Câncer na mama direita Paciente magra Mamas médias
Tecidos fibrosados após mastectomia, reconstrução com expansor e radioterapia
Resultado final satisfatório considerando o contexto

Existem além disso situações onde após a realização de um tratamento conservador, as análises indicam a realização de uma mastectomia complementar. Se uma quimioterapia e uma radioterapia foram igualmente indicadas, a mastectomia complementar em vez de ser realizada antes da quimioterapia adjuvante, poderia ser efetuada no fim do tratamento, após a radioterapia, com possibilidade de reconstrução imediata com um retalho autólogo.

De gauche à droite :  aa bb

Esquerda para a direita :
Câncer de mama direita após tratamento conservador: Margens comprometidas
Mastectomia e TRAM imediato após radioterapia

Uma reconstrução imediata com prótese seria arriscada devido aos problemas de cicatrização na área irradiada.

Da mesma maneira existe um risco de complicação muito importante (da ordem de 30% de insucesso na reconstrução segundo minha experiência) nos casos de reconstruções imediatas com prótese feitas em um seio irradiado, mesmo um tempo depois da irradiação.  A decisão da mastectomia complementar pode estar ligada à uma recidiva local ou à descoberta ulterior de uma anomalia genética, com demanda de uma mastectomia  profilática complementar. Nessas situações, se a reconstrução imediata é escolhida, é mais seguro utilizar retalhos sem prótese.

De gauche à droite :  aa bb

Esquerda para a direita :
Recidiva local à direita após tratamento conservador e radioterapia
Mastectomia da mama irradiada e reconstrução imediata com TRAM

De gauche à droite :<br />  Antécédent de traitement conservateur à gauche Découverte d’un cancer de bon pronostic à droite<br /> Mastectomie bilatérale Reconstruction immédiate par Tram Bilatéral

Esquerda para a direita :
História de tratamento conservador de mama esquerda Descoberto novo câncer (bom prognóstico) à direita
Mastectomia bilateral Reconstrução imediata com TRAM bilateral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outros Itens