Nascido em 1958 de um pai oficial do exército francês e de uma mãe do lar, minhas raízes são  “berrichonas” do lado do meu pai e alsacianas do lado da minha mãe, que é originária da região vinícula onde trabalham com brilhantismo vários primos próximos (domínios Paul Blanck em Kientzheim www.blanck.com e Albert Mann em Wettolsheim www.albertmann.com ).

Após os estudos secundários na escola de Thann, eu cursei meus dois primeiros anos de medicina na faculdade de Besançon, em seguida fui para Estrasburgo para concluí-los. Casado desde a idade de 21 anos, sou pai de 4 filhos que vivem e trabalham no exterior (Brasil, Rússia, Colômbia, China…)

Após ter sido nomeado interno dos hospitais da região da Alsácia em 1981, eu realizei 5 estágios de cirurgia, sendo 2 no hospital de Colmar no serviço de cirurgia geral do Pr Philippe  Reys  (meu primeiro estágio enquanto interno com o Dr Charles Meyer que fazia seu primeiro estágio enquanto chefe da clínica…) e um no hospital de Haguenau em ginecologia e obstetrícia me fornecendo a bagagem necessária para partir durante 18 meses em cooperação cirurgical na África Central, como cirurgião do hospital regional de Berbérati de 1983 à 1985..

Na volta, eu comecei o internato no CHU de Estrasburgo com o intuito de me especializar em cirurgia ginecológica, cursando 2 anos de ginecologia, depois eu conheci o serviço de cirurgia geral, digestiva e endócrina do Pr Daniel  Jaeck no qual eu me realizei em cirurgia geral com uma excelente formação de base em cirurgia mamária, enquanto interno e depois chefe de clínica de 1987 à 1993.

Cursando o diploma universitário de patologia mamária na faculdade de Estrasburgo, eu assisti em 1988 a um curso do Pr Madeleine Lejour de Bruxelles sobre a reconstrução mamária que para mim foi revelador, fazendo nascer uma paixão por essa atividade.  Após ter aprendido essa cirurgia com ela durante um estágio realizado em seu setor, eu comecei a aplicar as técnicas de cirurgia plástica à patologia mamária e a desenvolver a reconstrução mamária a partir de 1989 no CHU de Estrasburgo (no início da reconstrução imediata com prótese e da reconstrução tardia com Tram…), depois na clínica Orangerie à partir de 1993, aliando-me ao Dr Hubert Caldéroli para desenvolver um polo de cirurgia mastológica.

Em 2009, com a chegada do Dr Philippe Liegeois, cirurgião ginecologista especialista em mastologia,  eu promovi a criação do Instituto da mama da Orangerie que foi concebido com o intuito de melhor ocupar-nos dos pacientes tratados de um câncer de mama, e isto em um espírito multidisciplinar. Esse instituto, graças aos contatos estabelecidos pelo Sr. Jean Vernoux, antigo diretor da clínica da Orangerie, realizou em 2010 uma parceria com o serviço de mastologia do hospital Sírio-Libanês de São Paulo, Brasil (referência em toda a América do Sul em Oncologia Mamária) coordenado pelo Pr Alfredo Barros, obtendo assim um reconhecimento internacional que resultou em 2013 na certificação internacional do Instituto da mama, que foi a primeira estrutura na França certificada pela sociedade internacional de mastologia (SIS).

Em 2012 nós criamos com o Dr Philippe Liégeois uma associação cirúrgica no seio do instituto,  « Strasbourg Breast Center », com orientação no desenvolvimento internacional, reforçada no início de 2014 pela chegada dos Drs  Delphine Weitbruch  e Christophe Ho Quoc. A Dra Delphine Weitbruch , é cirurgiã ginecologista,  antiga especialista dos centros anticâncer. O Dr Ho Quoc é cirurgião plástico, referência mundial na utilização do Lipofiling em cirurgia mamária (plástica e reconstrução mamária)