Várias técnicas são realizáveis. A que me proporciona maior satisfação é a utilização de um transplante de pele retirado na região gênito-crural para a reconstrução da aréola, associada se possível à um transplante do mamilo contralateral após bipartição (se ele é volumoso o suficiente). Essa técnica resulta em resultados muito bons e não deixa nenhuma sequela à nível genital. Ela não causa dor nem perturbação na sensibilidade do mamilo retirado. A cor da aréola depois de algumas semanas é similar à cor da aréola contralateral.

De  gauche à droite :  Région génito crurale Prélèvement aréole Mamelon controlatéral

Esquerda para a direita :
Região gênito-femoral- Pele para confecção da aréola – Mamilo contralateral

De gauche à droit e: Greffes de l'aréole et du mamelon - Résultat à 6 mois

Esquerda para a direita : Implantação da aréola e mamilo – Resultado após 6 meses

Se uma descoloração acontece com o passar dos anos, uma tatuagem complementar poderá ser realizada. Dessa maneira o resultado parece bem mais natural que uma simples reconstrução por tatuagem.

De gauche à droite :  Reconstruction bilatérale par greffes pour les aréoles et lambeau local pour le mamelon Décoloration après quelques années Recoloration par tatouages

Esquerda para a direita :
Reconstrução bilateral com implante de aréola e mamilo com retalho local Descoloração com o tempo
Nova coloração com tatuagem

Se o mamilo contralateral é pequeno demais, a reconstrução do mamilo pode ser feita com um retalho cutâneo local que será necessariamente pequeno nas reconstruções com prótese visto a pouca espessura disponível.

De gauche à droite :  Reconstruction du mamelon par un lambeau local Résultat per opératoire après greffe de l’aréole Résultat à 6 mois

Esquerda para a direita :
Reconstrução de mamilo com retalho local
Resultado per-operatório após enxerto de aréola
Resultado após 6 meses

 

Outras técnicas para a reconstrução da mama